Atividades fisicas

6 atividades físicas que ajudam no alívio das dores

Pode até parecer estranho recomendar atividades físicas para quem está sentindo dores. Porém, o fato, é que movimentar o corpo pode ajudar muito em alguns casos específicos.

Ao longo dos últimos anos, uma série de estudos demonstraram que o exercício físico pode ajudar a melhorar a saúde de pessoas com vários tipos de dores.

Além disso, praticar exercícios ajuda a fazer com que os níveis de endorfina aumentem no organismo. Esse hormônio tem um papel muito importante no alívio natural da dor.

Nos próximos tópicos, separamos algumas atividades físicas que podem contribuir significativamente para o alívio de diversos tipos de dores — nos músculos, nas articulações, nas costas, etc.

1. Caminhada

A caminhada é uma excelente atividade física para pessoas com dores nas articulações que precisa fortalecê-las sem sobrecarregá-las, melhorando a mobilidade.

Também ajuda a melhorar a flexibilidade e até a postura do indivíduo. Mas é importante se lembrar de fazer uso de calçados confortáveis, e tomar cuidado para evitar esforços desnecessários nas articulações.

2. Ponte

A ponte é uma atividade física que pode ser muito útil para pessoas com dores nas costas. O que acontece, é que nesse exercício a região do tronco fica instável e isso faz com os músculos do abdômen sejam contraídos.

Com isso, a musculatura das costas também é beneficiada, oferecendo uma melhor sustentação para a coluna e sendo muito útil na prevenção da dor lombar.

3. Flexibilidade

As atividades físicas que envolvem exercícios de flexibilidade tem como objetivo melhorar a amplitude do movimento em torno das articulações, trabalhando o alongamento progressivo e a mobilização muscular. Além de contribuir para uma melhor saúde das articulações, também ajudam a prevenir quedas.

4. Controle motor

Exercícios centrados no controle motor têm como foco a musculatura central e a ativação dos músculos mais profundos do tronco. De acordo com a situação da pessoa, esses exercícios podem ser úteis no caso de dores lombares.

5. Natação e exercícios aquáticos

Pessoas que sofrem muito com artrite podem encontrar nas atividades físicas aquáticas uma excelente ferramenta de apoio. Como são feitos na água, a pressão exercida nas articulações é bem menor. Isso significa que os movimentos poderão ser realizados sem que a pessoa sofra com muitas dores ou tensão.

6. Treinamentos de força

Os treinamentos de força/resistência melhoram a capacidade corporal de sustentar as cartilagens e os ossos por meio de uma musculatura trabalhada em torno da articulação. Como resultado, a pessoa pode experimentar redução na rigidez e alivio para as dores.

No caso da dor lombar, atividades repetitivas de amplitude e resistência aumentam o metabolismo do disco, melhorando a troca metabólica e o reparo dos discos lombares.

Recomendações

As atividades físicas podem ser muito úteis no processo de lidar com vários tipos de dores. Entretanto, o médico especialista em dor sempre deve ser consultado.

É importante lembrar que muitos quadros de dor podem ser agravados com a prática de exercícios ou ainda, podem indicar algum outro problema mais complexo.

Por isso, sempre consulte o médico antes para que, seja qual for a atividade escolhida, possa ser realizada com toda segurança garantindo o máximo de resultados.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre a Clínica da Dor em Santarém.

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe