Artrose: o que é e como trata-la

As articulações do corpo humano suportam um estresse muito grande. No entanto, se em algum momento surgir a artrose, as dores crônicas certamente afetarão a qualidade de vida do indivíduo. Sendo assim, um diagnóstico correto e preciso é fundamental, a fim de iniciar o tratamento adequado o mais breve possível.

A artrose, ou osteoartrite e osteoartrose, é uma doença à qual todas as pessoas estão sujeitas. Trata-se da deterioração da cartilagem que reveste nossas articulações.

Dessa forma, a deterioração acontece conforme o envelhecimento do ser humano, da mesma forma como as manchas na pele e as rugas na face.

A osteoartrite não afeta todas as articulações. Ela atinge, especialmente, os quadris, mãos, joelhos e coluna. Além disso, de acordo com dados do Ministério da Saúde, a doença acomete cerca de 15 milhões de pessoas no Brasil, sendo responsável por 30% a 40% dos atendimentos reumatológicos em todo território nacional, em média.

Tipos de artrose

Veja, a seguir, os dois tipos de osteoartrite existentes:

Osteoartrite primária

A osteoartrite primária está especialmente ligada ao processo natural de envelhecimento.

Isso porque a quantidade de água da cartilagem, com o passar do tempo, aumenta e, por isso, a proteína que a mantém é enfraquecida e ela vai se desgastando.

Sendo assim, a capacidade de absorção de impactos e a permissão de movimentos fáceis vão se perdendo gradualmente.

Osteoartrite secundária

Por outro lado, a osteoartrite secundária advém de outras condições, como por exemplo, cirurgia na articulação, obesidade, trauma repetitivo, malformações congênitas, diabetes e outros distúrbios hormonais.

Sintomas da artrose

Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa. Entretanto, os mais comuns incluem:

• Inchaço nas articulações;
  • Rigidez nas juntas;
  • Dificuldade para executar movimentos relativamente fáceis;
  • Sons de estalos ao movimentar a articulação afetada;
  • Dor (sendo que a intensidade vai depender da quantidade de cartilagem que ainda resta).

Tratamento da artrose

Inicialmente, não existe um tratamento que reverta ou retarde a evolução da osteoartrose. No entanto, existem algumas medidas importantes para manter os sintomas controlados. Veja-as, abaixo:

Remédios

Os remédios para osteoartrose devem ser prescritos pelo médico ortopedista, que pode indicar o uso de anti-inflamatórios e analgésicos para minimizar o inchaço e a dor nas articulações.

Entretanto, quando estes medicamentos, aliados à fisioterapia, não entregam o resultado esperado e a dor se torna incapacitante, o médico pode sugerir uma infiltração local com anestésico, ácido hialurônico ou corticoide.

Tratamento natural

O chá das sementes de sucupira é um bom tratamento natural para a osteoartrose, porque possui efeito calmante e regenerador das articulações, servindo como complemento para o tratamento fisioterapêutico e clínico.

Nesse sentido, a recomendação é ferver 12 sementes amassadas da planta em um litro de água e beber algumas vezes durante o dia.

Tratamento caseiro

Colocar uma bolsa de água quente sobre a articulação afetada quando sentir dor é um bom tratamento caseiro para a osteoartrite.

Outro tratamento que também alcança bons resultados consiste na colocação de uma trouxa de pano em cima da articulação afetada, com várias sementes de linhaça ou sésamo, aquecidas no micro-ondas. Então, deixe-a atuar por cerca de 20 minutos e certamente essa ação diminuirá o desconforto e a dor.

Cirurgia

Em suma, a cirurgia é indicada quando o uso de medicamentos e a fisioterapia não conseguiram minimizar a dor e as limitações apresentadas pelo paciente.

Contudo, como qualquer intervenção cirúrgica, ela deve ser sempre a última opção terapêutica, devido aos riscos que apresenta.

As intervenções cirúrgicas mais frequentes são:

• Artroplastia (consiste na substituição total ou parcial da parte óssea irrecuperável por uma prótese);
  • Artrodese (usada especialmente na coluna, consiste na fusão de dois ossos);
  • Osteoplastia (Limpeza e retirada da parte óssea desgastada);
  • Osteotomia (é um método cirúrgico para tratamento da artrose, que consiste na alteração do alinhamento ósseo por meio de cortes nos ossos deformados).

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Então, leia outros artigos e conheça mais sobre a Clínica da Dor em Santarém.