alongamento

5 benefícios do alongamento para a redução da dor

E se houvesse uma maneira fácil de ajudar a aliviar sua dor todos os dias, que não custasse nada, pudesse ser adaptada às suas necessidades e pudesse ser feita em sua casa? Nesse caso, você precisa começar o alongamento para o alívio da dor.

Muitas pessoas não sabem, mas o alongamento reduz a dor e permite realizar suas atividades diárias, incluindo o trabalho. Um programa de alongamento consistente pode fazer maravilhas para aumentar a amplitude de movimento e aliviar a rigidez, melhorando assim como você se sente.

Se você não está se alongando com dor crônica, veja como começar, como o alongamento pode ajudá-lo e mais!

Por que o alongamento deve fazer parte do seu tratamento?

A pesquisa mostra que os pacientes com condições crônicas de dor se beneficiam de exercícios como o alongamento. E eles relatam que o exercício moderado diminui a fadiga, a dor, o estresse e os sintomas.

Essa atividade é um componente frequentemente esquecido, mas, quando realizado corretamente sob a supervisão de um fisioterapeuta ou outro profissional médico treinado, pode ser muito benéfico.

Dicas de alongamento para o alívio da dor

Lembre-se do seguinte ao iniciar uma rotina de alongamento:

  • Faça pelo menos uma vez por dia;
  • Vista roupas confortáveis;
  • Alongue-se para se refrescar, não para se aquecer – então alongue-se depois de uma caminhada, não antes;
  • A atividade de alongar deve ser livre de dor; não force o corpo em posições difíceis;
  • Faça o alongamento lentamente e evite pular, o que pode romper os músculos;
  • Mantenha alongamentos por 30-45 segundos para permitir que os músculos e articulações se soltem;
  • Repita o alongamento, geralmente de 5 a 10 vezes;
  • Alongue todo o corpo, mesmo que sinta dor apenas em uma área;
  • Respire profundamente e relaxe seu corpo.

Como isso ajuda? Aqui estão os benefícios do alongamento:

1.    Alongamento aumenta a flexibilidade

Uma rotina regular de alongamento pode ajudar a alongar os músculos, aumentar a amplitude de movimento das articulações e aliviar a rigidez. Permanecer flexível é especialmente importante à medida que envelhecemos e nossos músculos ficam mais tensos.

Os músculos tensos mantêm o corpo em uma posição restrita, de modo que as articulações se tornam menos móveis, o que pode desencadear o ciclo da dor.

2.    Melhora a circulação e o fluxo sanguíneo

O alongamento melhora a circulação do sangue para os músculos e articulações. O aumento da circulação sanguínea é bom para o corpo, pois leva nutrientes para as células e remove os subprodutos residuais.

O aumento do fluxo sanguíneo também abre os tecidos conjuntivos, de modo que o sangue pode chegar ao tecido com nós mais facilmente, o que ajuda a aliviar a dor.

3.    Alinha seu corpo para uma melhor postura

O alongamento pode ajudar a alinhar as articulações dos ombros, quadris, joelhos e tornozelos. E quando seu corpo está alinhado corretamente, a inflamação das articulações é reduzida e a mobilidade é aumentada.

Alongar os músculos da região lombar, ombros e tórax pode ajudar a manter as costas em um melhor alinhamento e melhorar a postura. E uma postura melhor pode diminuir a dor.

4.    Relaxa e alivia o estresse

Como você bem sabe, a dor é exacerbada pelo estresse no corpo, e o estresse no corpo pode ser exacerbado pelo estresse emocional. O alongamento ajuda a mente e o corpo a relaxar.

Isso incentiva mais bem-estar e mais cura, o que, por sua vez, desencadeia mais relaxamento.

5.    Aumenta o fluxo de oxigênio

Respirar profundamente e intencionalmente durante o alongamento aumentará o fluxo de oxigênio. O oxigênio é um dos curadores naturais do corpo. Se você já respirou fundo para ajudar a reduzir o estresse ou a dor, sabe que aumentar o fluxo de oxigênio por todo o corpo pode ajudar a curar e minimizar a dor.

Verifique com seu médico antes de iniciar novos exercícios e trabalhe com um especialista em dor ou fisioterapeuta para desenvolver um plano de exercícios voltado apenas para você.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre a Clínica da Dor em Santarém.

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe