dores musculoesqueleticas

Dores musculoesqueléticas: causas, sintomas e tratamentos

As dores musculoesqueléticas são sintomas mais presentes na população do que imaginamos. Apesar disso, ainda existem muitas dúvidas sobre as razões pelas quais eles ocorrem, as possibilidades de tratamento e as formas de prevenção.

Neste post, pretendemos combater esta falta de informação e responder as principais questões a respeito desse tipo de dor.

O que são as dores musculoesqueléticas?

Tratam-se de dores originadas em distúrbios musculoesqueléticos e se apresentam de forma crônica ou aguda nos ossos, articulações, músculos ou nas estruturas próximas a estas regiões.

Ainda, este sintoma está tão presente na população que é a principal causa de afastamento e de incapacidade em trabalhadores ao redor do mundo. Na maioria das vezes, a dor não produz nenhum tipo de lesão tecidual que possa ser percebida.

Existem outros sintomas além da dor?

Obviamente, a dor é o principal sintoma apresentado pelos pacientes, que pode variar no local em que surge, sendo disseminada ou não. Além disso, as dores musculoesqueléticas são difusas e percebidas embaixo da pele.

Outros sinais que indicam essa condição são irritação neural periférica, fraqueza, rigidez e limitação de movimentos. Os sintomas são progressivos, causando maior lesão ou inflamação dos tecidos à medida que avançam.

Geralmente, as dores ocorrem com mais frequência na musculatura ao redor da coluna cervical, torácica ou lombar, na bacia, no quadril e no manguito.

Quais as causas?

Trata-se de uma condição provocada por doenças que acometem os ossos, articulações, músculos, tendões, ligamentos ou bursas. As principais causas são:

• dor óssea: se caracteriza por ser uma dor profunda, penetrante ou surda. As patologias mais comuns são osteomielite, distúrbios hormonais e tumores;
  • dor muscular: é menos intensa que a dor óssea, podendo ser uma cãibra, lesão muscular, perda de fluxo de sangue no músculo, infecção ou tumor;
  • dor no tendão e ligamento: também de menor intensidade, mas se agrava quando o tendão ou o ligamento é alongado ou movimentado. As causas mais comuns são tendinite, tenossinovite, epicondilite lateral, entorse e epicondilite medial;
  • dor nas bursas: se caracteriza pela dor e inchaço ao redor das articulações e tem como origem alguma condição que afete as bursas, como traumas, excesso de esforço, gota, ou infecção;
  • dor articular: frequentemente causada pela inflamação da articulação, produzindo inchaço e dor. Geralmente, tem origem em uma artrite reumatoide ou infecciosa, osteoartrite, lúpus, vasculites e osteonecrose;
  • fibromialgia: condição que afeta vários grupos musculares ao mesmo tempo, provocando dor, fadiga e dificuldades para dormir;
  • dor pela compressão dos nervos: são dores causadas pela síndrome do túnel do carpo, do túnel cubital ou do túnel do tarso.

Como é o tratamento?

Na maioria dos casos, a principal forma de aliviar a dor é pelo uso de analgésicos, anti-inflamatórios ou opióides prescritos por um profissional de saúde. A depender da causa, o tratamento também consiste na aplicação de compressas frias ou quentes no local da dor.

Além disso, se o sintoma afetar alguma articulação, pode ser necessário imobilizá-la. De forma geral, o tratamento tem como fundamento resolver a condição que causa a dor musculoesquelética.

Pronto! Provavelmente, você entendeu tudo sobre esse sintoma tão incômodo. Ao primeiro sinal de uma dor musculoesquelética, procure um profissional de saúde especializado no tema.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre a Clínica da Dor em Santarém.