fibromialgia

Fibromialgia: 5 dicas para lidar com as crises

Dor muscular, limitação de movimentos, dificuldade para dormir, inchaço, formigamento e irritabilidade. Todos estes sintomas de fibromialgia, uma condição que torna o dia a dia muito mais difícil.

Você já ouviu falar nessa patologia? Neste post, iremos explicar mais sobre ela e apresentar algumas dicas importantes que podem facilitar o convívio com as dores e com outros transtornos provocados por ela.

O que é fibromialgia?

Trata-se de uma enfermidade de causa desconhecida que se caracteriza pela presença de dores musculares crônicas e múltiplas, além de outros sintomas que não são aliviados pelo tratamento.

Durante muitos anos, o diagnóstico de fibromialgia foi ignorado tanto pelos pacientes quanto pelos profissionais de saúde. Isso porque, apesar das dores musculares que sentiam, não havia qualquer tipo de lesão ou doença encontrada nos exames.

Após anos de estudos, a doença passou a ser entendida como um transtorno neurológico no qual o cérebro dos pacientes processaria a dor de forma mais acentuada do que o normal. Atualmente, é possível perceber esta reação intensa por meio de uma ressonância magnética.

Ainda, o diagnóstico é baseado no relato clínico do paciente. Entende-se como um quadro de fibromialgia a presença de dor por todo o corpo por mais de três meses. Além disso, o paciente precisa apresentar cansaço extremo, alteração do sono, falta de concentração e memória.

Contudo, a doença não é considerada como curável. Assim, enquanto a sua causa não é descoberta e um novo tratamento não é desenvolvido, é preciso aprender a conviver com as crises de dor. Para isso, conheça algumas dicas.

1) Faça exercícios físicos

Apesar de parecer impossível realizar atividades físicas quando se sente dor, o tratamento da fibromialgia é baseado nos exercícios. A atividade aeróbica é a prática mais efetiva e, por isso, é recomendado fazer caminhadas de 30 minutos por, pelo menos, cinco vezes na semana.

Ainda, a inatividade física do paciente faz com que os sintomas sejam mais intensos, o que explica os benefícios dos exercícios. As atividades realizadas na água, como hidroginástica e natação, também são úteis para aqueles que não tolerem o impacto das caminhadas.

2) Uso de medicamentos

Trata-se de uma medida que deve ser prescrita por um especialista, mas, em geral, os antidepressivos são os medicamentos que apresentam os melhores resultados. Isso porque eles atuam no aumento nos níveis de serotonina e noradrenalina cerebral.

Em alguns casos, também são indicadas as drogas neuromoduladoras que reduzem a liberação de glutamato e substância P no organismo, substâncias que elevam a sensação de dor.

3) Esteja atento à origem da dor

Uma das maiores contribuições que o paciente pode dar ao tratamento é saber reconhecer os lugares onde sente dor e as atitudes que agravam o seu quadro. Dessa forma, é possível evitar que ocorram lesões que podem piorar a sua condição física.

4) Entenda seus limites

Embora a prática de atividades físicas seja imprescindível, é importante que o paciente conheça os seus limites. Assim, mesmo quando houver o alívio da dor, a intensidade dos exercícios não deve ser alterada para não comprometer o tratamento.

5) Tenha atitudes favoráveis ao sono

Durante o tratamento desta patologia, é muito importante que o indivíduo tenha boas noites de sono. Para isso, precisa adotar comportamentos que favoreçam o sono, como por exemplo:

  • tenha horários regulares para dormir;
  • mantenha-se ativo durante o dia;
  • faça exercícios de alongamento ao acordar;
  • tome um bom café da manhã;
  • mantenha o quarto bem ventilado
  • fique com as luzes apagadas no quarto.

Então, se você tem o diagnóstico de fibromialgia, siga essas recomendações. Provavelmente, o alívio dos sintomas será percebido com o passar dos dias.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre a Clínica da Dor em Santarém.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp