Fibromialgia: mapa dos pontos de dor

Embora não seja considerada uma doença grave, a fibromialgia também é capaz de afetar consideravelmente a qualidade de vida das pessoas. Além disso, é uma condição silenciosa e de difícil diagnóstico. Você já ouviu falar nela? Conhece o mapa dos pontos de dor? Então, não deixe de ler este post. A seguir, explicaremos os tópicos mais importantes sobre o assunto.

O que é fibromialgia?

Trata-se de uma síndrome crônica dolorosa e não inflamatória, caracterizada por dores neuromusculares difusas e pela presença de pontos dolorosos em regiões específicas do corpo humano. Apesar de já existirem registros desse quadro desde o século XIX, apenas na década de 70 é que a fibromialgia foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ainda, essa condição costuma se manifestar em um dos lados do corpo. Ademais, essa síndrome pode acometer pessoas de todas as faixas etárias, sendo mais comum em mulheres a partir dos 50 anos. Em função disso, o quadro foi, durante muito tempo, estigmatizado como a somatização de problemas psicológicos.

Quais são as causas?

As causas da fibromialgia ainda não são conhecidas. Entretanto, existem diversos fatores que estão diretamente relacionados com o seu desenvolvimento, como:
  • genética: a condição é mais comum em pessoas da mesma família;
  • infecções por vírus;
  • doenças autoimunes;
  • distúrbios do sono;
  • depressão e ansiedade;
  • sedentarismo;
  • trauma físico ou emocional.

Quais são os pontos de dor?

As dores provocadas por essa doença podem migrar pelo corpo, mas afetam, principalmente, o sistema musculoesquelético. Existem regiões específicas do corpo que, quando pressionadas, aumentam a intensidade do desconforto, sendo chamadas de pontos de dor. Ainda, o mapa dos pontos de dor contêm 18 áreas, sendo nove em cada lado do corpo. Essas regiões onde a dor da fibromialgia se instala são:
  • atrás da cabeça (região suboccipital);
  • em cima do ombro e nas costas (músculo trapézio);
  • região supraespinhal;
  • vértebras cervicais;
  • articulação condrocostal, região localizada na intersecção entre a segunda costela e o osso esterno;
  • joelho;
  • área onde o fêmur se encaixa na bacia (trocanter);
  • região dos glúteos;
  • do lado do cotovelo.
Ademais, a crise da doença se caracteriza pela presença de dor em todo o corpo. Outros sintomas que ajudam no diagnóstico são: fadiga diurna, sono não reparador, rigidez muscular e articular, boca seca, tonturas, palpitação, dor no peito, alterações de humor e formigamento.

Como é feito o diagnóstico da fibromialgia?

O diagnóstico de fibromialgia é complexo e pode ser feito pelo clínico geral ou pelo reumatologista. O primeiro passo é a avaliação do histórico de saúde do paciente e da sua família, além da análise dos sintomas apresentados por ele. Outrossim, o diagnóstico é confirmado quando os pontos de dor estão presentes em, pelo menos, três regiões do corpo ou em sete áreas do corpo e por, no mínimo, três meses. Além disso, é preciso que o paciente apresente dois dos três seguintes sintomas: fadiga, perturbações emocionais ou alterações do sono. Portanto, mesmo com toda a dúvida que envolve o seu diagnóstico, a fibromialgia já é considerada uma doença. O tratamento consiste no controle dos sintomas e alívio das dores sentidas pelo paciente. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre a Clínica da Dor em Santarém.