reumatismo

Principais sintomas e tratamentos do reumatismo

O reumatismo é uma condição que pode causar dor, inchaço e rigidez nas articulações. É então o que se conhece como condição autoimune. Isso significa que o sistema imunológico, que é o sistema de autodefesa natural do corpo, fica confuso e começa a atacar os tecidos saudáveis ​​do corpo.

Pode afetar qualquer pessoa de qualquer idade. Além disso, pode piorar rapidamente, portanto, o diagnóstico precoce e o tratamento intensivo são importantes. Quanto mais cedo você iniciar o tratamento, mais eficaz será!

Para entender como o reumatismo se desenvolve, acompanhe este artigo!

Como funciona uma articulação normal?

Uma junta é onde dois ossos se encontram. A maioria de nossas articulações é projetada para permitir que os ossos se movam em certas direções e dentro de certos limites.

Uma articulação saudável tem a extremidade de cada osso coberta por cartilagem de superfície muito lisa e escorregadia. A cartilagem permite que as pontas dos ossos se movam umas contra as outras, quase sem esfregar. Cordões fortes chamados tendões ancoram os músculos aos ossos.

Se você tem reumatismo, pelo contrário, seu sistema imunológico pode causar inflamação dentro de uma ou várias articulações. A inflamação é normalmente uma parte importante do funcionamento do sistema imunológico.

Ele permite que o corpo envie fluido e sangue extra para uma parte do corpo sob ataque de uma infecção. Por exemplo, se você tiver um corte que infecciona, a pele ao redor pode ficar inchada e com uma cor diferente.

No entanto, no caso do reumatismo, essa inflamação na articulação é desnecessária e causa problemas.

Sintomas reumatismo

Os principais sintomas são:

  • Dor nas articulações
  • Inchaço, calor e vermelhidão nas articulações
  • Rigidez, especialmente no início da manhã ou depois de ficar sentado por muito tempo.

Outros sintomas podem incluir:

  • Cansaço e falta de energia – isso pode ser conhecido como fadiga
  • Falta de apetite (não sentir fome)
  • Perda de peso
  • Uma alta temperatura ou febre
  • Dor no peito – como resultado da inflamação.

Causas reumatismo

1.    Idade

Reumatismo afeta adultos de qualquer idade, embora a maioria das pessoas seja diagnosticada entre 40 e 60 anos.

2.    Sexo

Reumatismo é duas a três vezes mais comum entre mulheres do que homens.

3.    Genética

Se desenvolve devido a uma combinação de fatores genéticos e ambientais, como fumo e dieta alimentar. Não está claro qual é a ligação genética, mas acredita-se que ter um parente com a doença aumenta sua chance de desenvolver a doença.

4.    Peso

Se você estiver acima do peso, terá uma chance significativamente maior de desenvolver reumatismo do que se tiver peso saudável, por exempo.

O índice de massa corporal (IMC) é uma medida que calcula se seu peso está saudável, usando sua altura e peso. Para a maioria dos adultos, um IMC ideal está na faixa de 18,5 a 24,9.

Diagnóstico de reumatismo

Exames de sangue e raios-x ajudarão o médico a avaliar a velocidade com que está se desenvolvendo e quais podem ser as perspectivas para o futuro. Além disso, também ajudará seu médico a decidir qual forma de tratamento recomendar.

As perspectivas para as pessoas com reumatismo estão melhorando o tempo todo, à medida que novos e mais eficazes tratamentos se tornam disponíveis.

É possível levar uma vida plena e ativa com a doença, mas é importante tomar a medicação conforme prescrito e fazer as mudanças de estilo de vida necessárias.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre a Clínica da Dor em Santarém.

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp