iStock-1098081374 (1)

Qual a relação entre a dor e o excesso de peso?

Atualmente, o excesso de peso é considerado um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. Para se ter uma ideia do tamanho da gravidade, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de crianças e jovens acima do peso cresceu mais de 10 vezes nas últimas quatro décadas.

A médio e longo prazo, submeter o organismo e o corpo ao estresse de carregar um peso além do ideal não é nada bom, pois isso pode trazer uma série de malefícios para a saúde, como a presença de dores em diversas partes do corpo e até mesmo o surgimento de doenças.

Mas afinal, qual será a relação entre o sobrepeso e o surgimento dessas dores e demais problemas? Neste artigo, você irá conferir algumas informações que responderão essa pergunta de uma vez por todas, além de ficar por dentro dos perigos trazidos por essa condição.

Qual a relação entre a dor e o excesso de peso?

Antes de comentar sobre a relação entre o sobrepeso e as dores, é necessário contextualizar o assunto. Dessa forma, fica bem mais fácil compreender como essa condição afeta o nosso organismo e corpo.

O nosso corpo é gerido por meio de processos conhecidos como reações, que podem ter origem física ou química, e que ocorrem em um ambiente intracelular, ou seja, nas células.

Quando essas reações funcionam da maneira correta, acontece a queima de caloria. Assim, para que a pessoa consiga perder peso, é preciso que o número de reações tenha um gasto calórico maior do que o consumido por meio da alimentação.

Dessa forma, quando não nos exercitamos adequadamente ou temos alterações que modificam o metabolismo, tornando-o mais lento, esse adicional calórico não é gasto e acaba se acumulando no corpo através de lipídios (gorduras) e açúcares (carboidratos).

Portanto, pode-se dizer que o excesso de peso além de afetar os ossos e o sistema musculoesquelético, também é bastante nocivo para outros órgãos, podendo causar dores e até mesmo problemas graves de saúde.

Quais são as principais doenças dolorosas causadas pelo excesso de peso?

Confira a seguir alguns dos principais problemas que provocam dores causados por esse excesso e acúmulo de gordura e de peso no organismo:

Fibromialgia

A fibromialgia é uma doença conhecida por causar dores bastante intensas nos seus portadores. Ela é caracterizada por uma sensação bastante incômoda que traz desconforto nas articulações, músculos e ossos, fator que dificulta a realização das tarefas do dia a dia e afeta a qualidade de vida da pessoa.

Diversos fatores podem colaborar para o surgimento desse problema, inclusive o sobrepeso.

Artrite

Artrite é, basicamente, o nome dado às inflamações que comprometem as articulações do organismo.

Traumas, doenças autoimunes e o envelhecimento. Tudo isso pode colaborar para o desenvolvimento desse problema.

No entanto, o sobrepeso também é um fator de alto risco, uma vez que a carga recebida pelas articulações acaba sendo maior que ela pode suportar.

Dores nas costas

Por último, não poderíamos deixar de mencionar um dos problemas mais temidos por quem está acima do peso, que são as famosas dores nas costas.

Esse problema possui diversas causas e pode acometer pessoas de todas as idades e tamanhos. No entanto, o sobrepeso, além de ser um fator de alto risco para desencadeá-las, também pode ser responsável por agravar os sintomas existentes.

A razão pela qual isso acontece é a mesma da artrite, pois o excesso de peso acaba provocando uma sobrecarga nas articulações e ossos, alterando, assim, o equilíbrio corporal adequado e causando pontos de inflamação na coluna.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre a Clínica da Dor em Santarém.

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp