anestesiologia

Quando devo procurar um anestesiologista?

Normalmente, quando vamos passar por um procedimento cirúrgico procuramos saber tudo sobre o médico que será o responsável. Mas você já parou para pensar no especialista em anestesiologia? Na importância que esse profissional tem durante todas as fases da cirurgia, visando mantê-lo confortável e seguro?

Os especialistas em anestesiologia são fundamentais em todos os tipos de procedimentos. Aliás, o cirurgião só realiza o procedimento cirúrgico se o anestesiologista confirmar que a segurança do paciente está garantida.

Esse profissional, dentre tantas outras atribuições, faz o monitoramento dos sinais vitais do paciente, como o funcionamento dos pulmões e do coração, enquanto ele permanece inconsciente.

Nos próximos parágrafos, você vai entender quando esse profissional é necessário e o que ele pode fazer por você. Confira!

Por que o anestesiologista é importante para o paciente?

O especialista em anestesiologia é o profissional que vai garantir que o paciente possa passar pela cirurgia tranquilamente. Para isso, ele faz uso de técnicas específicas para controlar as mais diversas condições do indivíduo.

Ao contrário do que muitos podem pensar, o trabalho desse profissional não se restringe a apenas aplicar um injeção ou colocar o paciente “para dormir”.

Para a segurança da própria pessoa, ele faz o acompanhamento antes, durante e depois da cirurgia, visando prevenir e controlar os principais problemas que possam complicar a situação de quem precisa da cirurgia.

Antes da cirurgia

Nessa fase, o anestesiologista fará sua avaliação para ter certeza de que o paciente está apto a ser submetido a cirurgia. Aliás, é muito importante que o paciente informe ao profissional qualquer tipo de problema que tenha, como doenças do coração, ou se faz uso de medicamentos com/sem receita e até naturais.

A partir de todos os dados levantados é que ele poderá criar um plano de anestesia desenvolvido exclusivamente de acordo com o perfil daquele paciente.

Durante a cirurgia

No decorrer do procedimento, o especialista em anestesiologia monitora atentamente as funções vitais do paciente e os níveis de anestesia. Isso permite que ele gerencie de forma eficiente e segura a dor, garantindo o máximo de conforto a pessoa que está em cirurgia.

Além disso, ele cuida de uma série de coisas para que condições crônicas apresentadas pelo paciente não sejam motivo de preocupação, a exemplo do diabetes, asma, pressão alta e problemas cardíacos.

Após a cirurgia

Quando o paciente sai da cirurgia e vai para a sala de recuperação, o especialista em anestesiologia também faz o acompanhamento. Níveis de oxigênio, condições circulatórias e respiração são alguns dos pontos em que ele possui um importante papel, especialmente orientando outros profissionais sobre os devidos cuidados.

Normalmente, é o anestesiologista quem decide se a pessoa já se recuperou da anestesia e está pronta para ser transferida para um quarto comum ou ainda, ser dispensada para voltar para sua casa.

Além disso, esse profissional é quem vai desenvolver todo um plano para que a recuperação do paciente seja a mais tranquila possível, podendo ajudar no gerenciamento da dor até mesmo quando o paciente receber alta do hospital.

O especialista em anestesiologia, como vimos, é um profissional necessário em todas as etapas de procedimentos de alta e média complexidade. Então, vale a pena conversar com ele para sanar todas as dúvidas sempre que for precisar de sua ajuda!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre a Clínica da Dor em Santarém.

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe