A enxaqueca é uma doença que costuma atrapalhar muito a vida das pessoas que sofrem com ela. Mesmo considerando que cada indivíduo tenha suas manifestações com características específicas, no quadro geral, os fatores que levam ao seu surgimento estão relacionados com atividades intensas, falta de rotina na alimentação e no sono, estresse, odores fortes, mudanças de temperaturas e variações hormonais, dentre outros pontos.
Muitas pessoas acreditam existir apenas um tipo de enxaqueca, mas a verdade é que há várias categorias. Saiba quais as principais nos próximos tópicos!
1. Hemiplégica
Esse tipo de enxaqueca se parece muito com um episódio de derrame. Alguns dos sintomas são a perda da sensibilidade e fraqueza. O curioso, é que nem sempre a cabeça dói, mas, caso aconteça, a dor pode durar horas ou dias.
2. Retiniana
Costuma acontecer com muito mais frequência em mulheres no decorrer dos anos férteis. A cegueira que ela induz pode durar poucos minutos ou até meses. Apesar de preocupante, esse quadro é totalmente reversível. A medicina ainda sabe muito pouco sobre esse tipo de aura que ela possui, por outro lado, sabe-se que sua ocorrência pode indicar algo mais sério, e quem a experimenta deve procurar o especialista assim que possível.
3. Com Aura
Estima-se que um quarto das pessoas que sofrem com a enxaqueca experimentam a chamada aura. Nesse caso, a pessoa é atingida por várias alterações visuais e sensoriais que podem ir de pontos pretos na vista até a incapacidade de articular as palavras de forma clara. A aura pode ocorrer antes ou durante a enxaqueca, persistindo por um período entre 10 e 30 minutos.
4. Sem aura
A enxaqueca sem aura é o tipo comum. Apesar disso, seu diagnóstico tende a ser mais complicado, pois seus sintomas são parecidos com os apresentados por outras enxaquecas. Entretanto, a principal diferença é que não tem os períodos de alerta que estão presentes nos outros tipos. Náuseas, fotofobia, fonofobia e dor pulsante de um lado da cabeça estão entre os sinais mais evidentes.
5. Sem dor de cabeça
Apesar de a dor não se instalar, essa categoria de enxaqueca pode ser muito problemática, pois a pessoa pode ter distúrbios visuais e aura vertiginosa, além de outras fases presentes em outros tipos. Ela pode ser desencadeada por qualquer gatilho na pessoa.
6. Crônica
As pessoas que sofrem com essa enxaqueca podem ter dor de cabeça por mais de 15 dias no decorrer do mês. Aliás, esse é o seu principal indicativo. Entretanto, de acordo com a pessoa, os sintomas e a dor podem aumentar ou diminuir de gravidade variando com o dia. Uma consideração importante nesse caso é que, como os pacientes com esse problema fazem uso de medicamentos por muitos dias durante o mês, o problema pode piorar já que o uso constante de remédios pode levar a dores mais frequentes.
Identificar corretamente o tipo de enxaqueca pode ser complicado em várias situações. Porém, existem vários métodos de tratamento para as diversas manifestações. Quando o paciente acompanha bem os seus sintomas, fica mais fácil para o médico determinar o tipo que o aflige e definir um plano de tratamento para uma melhor qualidade de vida.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre a
Clínica da Dor em Santarém.