artrose

Artrose: quais são as causas e como diagnosticar?

A artrose é uma doença conhecida, porém, pouco se fala sobre suas causas. Por isso, elaborei este artigo para tratar do assunto e informar sobre os fatores de risco da doença, além de como diagnosticá-la. 

Causas da artrose

Muitas pessoas acreditam que a artrose está ligada somente ao desgaste nas articulações, gerada pela idade avançada. O fato é que a artrose tem causas diversas, sendo a idade uma consequência do uso repetitivo das articulações. Confira os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

Movimentos repetitivos

Os movimentos repetitivos ou lesões nas articulações podem levar à artrose. Alguns atletas, por exemplo, danificam repetidamente as articulações, os tendões e os ligamentos, o que pode acelerar o colapso da cartilagem. 

Sobrepeso

Estar acima do peso gera pressão extra nos quadris e nos joelhos. Muitos anos carregando quilos adicionais podem fazer com que a cartilagem que amortece as articulações se quebre mais rapidamente. 

Existe uma ligação entre o excesso de peso e o aumento do risco de artrose nas mãos. O excesso de tecido adiposo produz substâncias químicas inflamatórias (citocinas), que podem danificar as articulações.

Genética

Vários traços genéticos podem tornar uma pessoa mais propensa a desenvolver a artrose. Uma possibilidade é um defeito raro na produção de colágeno no corpo, a proteína que compõe a cartilagem. 

Esta anormalidade pode causar artrose muito cedo, por volta dos 20 anos de idade. Outras características hereditárias podem resultar em leves defeitos na forma como os ossos se encaixam, de modo que a cartilagem se desgaste mais rapidamente do que o habitual. 

Como é o diagnóstico?

O diagnóstico é feito por meio do exame físico. Durante a consulta, o médico verifica as articulações, observando a presença de inchaço, flexibilidade e presença de vermelhidão. Após a análise física, o  especialista pode recomendar o exame de raio-X para observar a perda da cartilagem.

Pelo exame, é possível verificar a estrutura óssea ao redor da articulação. Além do raio-X, pode ser necessário o uso de ressonância magnética. As ondas de rádio do aparelho produzem imagens detalhadas dos ossos e tecidos. Essa é uma boa maneira de diagnosticar a artrose. 

Juntamente a todos esses exames, pode ser necessária a análise de sangue. O exame ajuda a confirmar o diagnóstico, descartando a presença de outras doenças, como a artrite reumatoide, que é muito similar.

Também é realizada a análise dos fluidos nas articulações, para confirmar a presença de inflamação.

Por fim, alguns outros fatores podem contribuir para o desenvolvimento da artrose. Podem ocorrer distúrbios ósseos e articulares, como a artrite reumatoide, ou distúrbios metabólicos, como a hemocromatose, que faz com que o corpo absorva muito ferro. Outro distúrbio é a acromegalia, que faz com que o corpo produza hormônio do crescimento em excesso.

Porém, tudo isso deve ser analisado cuidadosamente por um médico especialista. O quanto antes ele fizer o diagnóstico, melhor será o tratamento da artrose.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre a Clínica da Dor em Santarém.

O que deseja encontrar?

Compartilhe