As articulações do corpo humano suportam um estresse muito grande. No entanto, se em algum momento surgir a artrose, as dores crônicas certamente afetarão a qualidade de vida do indivíduo. Sendo assim, um diagnóstico correto e preciso é fundamental, a fim de iniciar o tratamento adequado o mais breve possível.
A artrose, ou osteoartrite e osteoartrose, é uma doença à qual todas as pessoas estão sujeitas. Trata-se da deterioração da cartilagem que reveste nossas articulações.
Dessa forma, a deterioração acontece conforme o envelhecimento do ser humano, da mesma forma como as manchas na pele e as rugas na face.
A osteoartrite não afeta todas as articulações. Ela atinge, especialmente, os quadris, mãos, joelhos e coluna. Além disso, de acordo com dados do Ministério da Saúde, a doença acomete cerca de 15 milhões de pessoas no Brasil, sendo responsável por 30% a 40% dos atendimentos reumatológicos em todo território nacional, em média.
Tipos de artrose
Veja, a seguir, os dois tipos de osteoartrite existentes:
Osteoartrite primária
A osteoartrite primária está especialmente ligada ao processo natural de envelhecimento.
Isso porque a quantidade de água da cartilagem, com o passar do tempo, aumenta e, por isso, a proteína que a mantém é enfraquecida e ela vai se desgastando.
Sendo assim, a capacidade de absorção de impactos e a permissão de movimentos fáceis vão se perdendo gradualmente.
Osteoartrite secundária
Por outro lado, a osteoartrite secundária advém de outras condições, como por exemplo, cirurgia na articulação, obesidade, trauma repetitivo, malformações congênitas, diabetes e outros distúrbios hormonais.
Sintomas da artrose
Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa. Entretanto, os mais comuns incluem:
- Inchaço nas articulações;
- Rigidez nas juntas;
- Dificuldade para executar movimentos relativamente fáceis;
- Sons de estalos ao movimentar a articulação afetada;
- Dor (sendo que a intensidade vai depender da quantidade de cartilagem que ainda resta).
Tratamento da artrose
Inicialmente, não existe um tratamento que reverta ou retarde a evolução da osteoartrose. No entanto, existem algumas medidas importantes para manter os sintomas controlados. Veja-as, abaixo:
Remédios
Os remédios para osteoartrose devem ser prescritos pelo médico ortopedista, que pode indicar o uso de anti-inflamatórios e analgésicos para minimizar o inchaço e a dor nas articulações.
Entretanto, quando estes medicamentos, aliados à fisioterapia, não entregam o resultado esperado e a dor se torna incapacitante, o médico pode sugerir uma infiltração local com anestésico, ácido hialurônico ou corticoide.
Tratamento natural
O chá das sementes de sucupira é um bom tratamento natural para a osteoartrose, porque possui efeito calmante e regenerador das articulações, servindo como complemento para o tratamento fisioterapêutico e clínico.
Nesse sentido, a recomendação é ferver 12 sementes amassadas da planta em um litro de água e beber algumas vezes durante o dia.
Tratamento caseiro
Colocar uma bolsa de água quente sobre a articulação afetada quando sentir dor é um bom tratamento caseiro para a osteoartrite.
Outro tratamento que também alcança bons resultados consiste na colocação de uma trouxa de pano em cima da articulação afetada, com várias sementes de linhaça ou sésamo, aquecidas no micro-ondas. Então, deixe-a atuar por cerca de 20 minutos e certamente essa ação diminuirá o desconforto e a dor.
Cirurgia
Em suma, a cirurgia é indicada quando o uso de medicamentos e a fisioterapia não conseguiram minimizar a dor e as limitações apresentadas pelo paciente.
Contudo, como qualquer intervenção cirúrgica, ela deve ser sempre a última opção terapêutica, devido aos riscos que apresenta.
As intervenções cirúrgicas mais frequentes são:
- Artroplastia (consiste na substituição total ou parcial da parte óssea irrecuperável por uma prótese);
- Artrodese (usada especialmente na coluna, consiste na fusão de dois ossos);
- Osteoplastia (Limpeza e retirada da parte óssea desgastada);
- Osteotomia (é um método cirúrgico para tratamento da artrose, que consiste na alteração do alinhamento ósseo por meio de cortes nos ossos deformados).
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Então, leia outros artigos e conheça mais sobre a Clínica da Dor em Santarém.