coluna do idoso

Como cuidar da coluna do idoso?

A coluna do idoso é um assunto sério. A Pesquisa Nacional de Saúde atestou que mais de 18% da população adulta brasileira sofre de doenças crônicas da coluna, o que totaliza aproximadamente 27 milhões de pessoas. Este é um número expressivo, no entanto, a maior incidência de problemas nas costas concentra-se na terceira idade. É natural que isso ocorra, já que as alterações fisiológicas são intensas na terceira idade. Algumas dessas mudanças envolvem a redução da massa óssea, o que pode levar à osteoporose, à degeneração óssea e à fraqueza muscular. Além disso, idosos com osteoartrite são os que mais costumam reclamar de dores na coluna, já que apresentam grande rigidez nas articulações pela manhã, bem como dificuldade de movimentação ao longo do dia. A lombociatalgia também é um agravante, já que é caracterizada pela dor na região lombar irradiada para as nádegas e para a face posterior da coxa, podendo alcançar o pé. A diabetes também se relaciona com a dor na coluna. A doença pode gerar a neuropatia diabética, mais comum nos membros periféricos, como mãos e pés. Outro agravante das dores na coluna de idosos é decorrente de lesões que os indivíduos tiveram quando jovens. É algo que, mais cedo ou mais tarde, será agravado com o avanço da idade. Viu só o quanto idosos podem sofrer com problemas na coluna? Mas, é possível lidar com essas dores e prevenir sintomas com alguns cuidados, confira quais são eles, a seguir!

Cuidados com a coluna do idoso

Check-up de rotina

É preciso que o idoso passe por uma série de exames para conferir o estado da coluna com regularidade. O ideal é ter um ortopedista de confiança e consultá-lo, pelo menos, três vezes por ano. Assim, ele saberá os melhores passos para lidar com a coluna do paciente.

Calçados corretos

Na terceira idade, deve-se usar sapatos confortáveis, com amortecimento e solado antiderrapante, mesmo em casa. Esse cuidado ajuda a evitar quedas, proporciona mais segurança ao caminhar e reduz os impactos na estrutura musculoesquelética.

Colchão e travesseiro adequados

A qualidade do colchão e dos travesseiros é indispensável para o idoso, já que a densidade pode tanto ajudar como prejudicar a coluna. Por isso, é preciso obter o colchão mais recomendado pelo médico.

Atividade física regular

Os exercícios físicos são benéficos para o corpo em geral, incluindo a coluna do idoso! Para esse grupo específico, as atividades físicas devem ser supervisionadas. Além disso, as caminhadas devem ser leves e com calçados adequados. A hidroterapia também ajuda a manter a saúde do idoso. No entanto, antes de iniciar qualquer atividade, é importante consultar um médico.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre a Clínica da Dor em Santarém.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp