dor de cabeça

Entenda os tipos de dor de cabeça

A dor de cabeça é um sintoma que pode afetar qualquer pessoa, independentemente da idade. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC), o problema atinge cerca de 70% da população do país, o que resulta em afastamentos do trabalho e prejuízo no dia a dia. Estima-se que toda a população mundial terá ao menos um episódio de dor de cabeça.

Existem diferentes tipos de cefaleias e é importante conhecê-las para que o tratamento seja feito de forma adequada.

Por isso, para você conhecer mais sobre este assunto, abaixo vamos apresentar os tipos mais comuns e quais são as principais causas desse desconforto. Confira!

O que pode causar a dor de cabeça?

O Brasil é considerado o país com maior número de portadores de dores crônica na cabeça. Segundo pesquisa realizada pela Universidade Federal de Santa Catarina, cerca de 63 milhões de brasileiros de todas as idades sofrem com esse mal.

O surgimento desse sintoma nem sempre condiz com as mesmas causas em diferentes pacientes. Isso porque existem diversos fatores que podem ocasionar o desconforto. Como há centenas de tipos de dores de cabeça, é fundamental entender a causa do desconforto, já que o alívio do sintoma depende do fator que o desencadeia.

Tipos de dor de cabeça

Existem mais de 150 tipos de cefaleias, sendo classificadas como primárias ou secundárias.

As dores primárias são aquelas ocasionadas por estruturas cerebrais sensíveis à dor. Geralmente, elas ocorrem porque há uma alteração nas atividades químicas cerebrais e os nervos, ou vasos sanguíneos, ficam contraídos. Os tipos mais comuns, neste caso, são:

Enxaqueca

A enxaqueca é uma dor bastante comum, sendo caracterizada como um desconforto pulsante em um ou em ambos os lados da cabeça. Geralmente, ela vem acompanhada por outros sintomas, deixando o portador incapacitado para a realização de suas atividades rotineiras.

Afeta um lado da cabeça e, às vezes, pode se tornar bilateral. Em alguns casos, pode surgir acompanhada de náuseas, vômitos, desconforto com a iluminação ou barulhos. As causas variam, sendo físicas ou emocionais, como a TPM ou estresse.

A enxaqueca pode durar de 4 a 72 horas. Ela pode ser desencadeada pelo consumo de determinados alimentos, inclusive.

Mesmo sendo um problema que pode persistir por muito tempo, e trazer diversos desconfortos, existem tratamentos que ajudam a melhorar o quadro e proporcionam mais qualidade de vida para o paciente.

Dor tensional

É aquela ocasionada por cansaço extremo ou estresse. Ocorre mais em mulheres e tem intensidade diversificada.

Este tipo pode se agravar quando a pessoa faz algum esforço físico, ou passa horas trabalhando e estudando. Assim como a enxaqueca, também há sensibilidade à luz e a ruídos nos episódios em que ocorre.

Cefaleia em salvas

Sendo a mais rara, ela acontece por razões desconhecidas, afetando mais os homens. É um tipo muito intenso, onde a pessoa tem dificuldades em obter alívio.

Além da dor, os olhos costumam ficar avermelhados, com lacrimejamento. Ainda causa corrimento e congestão nasal, sudorese, contração da pupila e edema facial.

Já a cefaleia secundária é um sintoma de patologias. As condições são diversas e a gravidade vai depender do tipo de doença que está sendo desenvolvida. 

Cefaleia tensional

A cefaleia tensional é considerada uma dor difusa, que pode ser leve ou moderada, atingindo a cabeça. O mal pode ser descrito como uma pressão no crânio. Esse é um dos tipos mais comuns de dor de cabeça, no entanto, suas causas são difíceis de serem compreendidas.

A cefaleia tensional pode ocorrer menos de 15 dias por mês. Caso hajam mais casos de dores mensais, a doença é considerada crônica pela sociedade médica. A sensação costuma durar entre 30 minutos a uma semana.

Tensões musculares podem causar cefaleia tensional, que nada mais é do que a dor na região da cabeça, provocada pela contração dos músculos do pescoço ou do crânio. Nesse caso, além da dor no local, também podem ocorrer pressão ou aperto.

O desconforto pode variar de leve a moderado, durando alguns minutos ou se estender por até uma semana. Luzes e barulhos fortes costumam aumentar o incômodo.

Assim como diversas doenças, não existe uma única causa para a dor tensional, mas, sim, alguns fatores que podem desencadear o desconforto.

Em algumas pessoas, ela pode ser característica de contração que ocorre nos músculos da parte de trás do pescoço, e do couro cabeludo, sendo de forma involuntária e crônica. Mas essa tensão pode ser provocada por diversos fatores.

 

Sinusite aguda

É uma inflamação, provocada por vírus ou bactérias, que acontece no seio da face, causando uma dor pulsante e sensação de peso. Ela vem seguida de obstrução nasal, com secreção amarela. O portador também pode apresentar febre, cansaço, coriza e perda de apetite.

Trombose venosa

A trombose cerebral ocorre quando surge um coágulo sanguíneo. Com isso. a pessoa sente forte dor na região e pode ter dormência na face, braços e pernas, dependendo da área afetada. Em alguns casos, os sinais podem ser passageiros, no entanto, algumas vezes é possível perceber sequelas que exigem cuidados.

Tratamentos para dor de cabeça

Para tratar a dore de cabeça, é necessário, primeiramente, diagnosticar a sua origem. Para isso, uma equipe multidisciplinar de médicos pode ser acionada e, assim, designar a melhor forma de abordagem terapêutica. 

 

Não ignores os incômodos, procure um especialista o quanto antes para ter um tratamento ainda mais eficaz. A dor de cabeça pode trazer diversos malefícios para o paciente, por isso o seu tratamento é tão necessário.

A dor de cabeça pode ser ocasionada por diversos fatores, por isso, ao perceber a persistência do problema, procure um especialista.

Ninguém está imune ao sintoma, ele pode surgir em qualquer momento da vida. Quando for algo persistente, ou que desencadeia outros sintomas, procure um médico. Dessa forma, será possível ter um diagnóstico preciso e fazer o tratamento mais indicado.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre a Clínica da Dor em Santarém.

 

O que deseja encontrar?

Compartilhe