dor de cabeça

Dor de cabeça frequente: o que pode ser?

Boa parte da população reclama das dores de cabeça, no entanto, este sintoma nem sempre condiz com as mesmas causas em diferentes pacientes. Isso porque existem diversos fatores que podem ocasionar o desconforto.

Como há centenas de tipos de dores de cabeça, é fundamental entender a causa do desconforto, já que o alívio do sintoma depende do fator que o desencadeia.

Por isso, abaixo, iremos mostrar as causas mais comuns desse sintoma. Confira!

O que pode causar a dor de cabeça?

O Brasil é considerado o país com maior número de portadores de dores crônica na cabeça. Segundo pesquisa realizada pela Universidade Federal de Santa Catarina, cerca de 63 milhões de brasileiros de todas as idades sofrem com esse mal.

Veja a seguir as causas mais comuns das dores de cabeça.

Estresse

O estresse libera algumas doses a mais de cortisol e adrenalina no cérebro, fazendo com que a frequência cardíaca aumente. Isso provoca dores no corpo, especialmente na cabeça, devido à vasoconstrição dos vasos da região.

Ter uma rotina estressante, ou que causa muita pressão, pode fazer com que haja mal-estar e desconforto no organismo.

Calor excessivo

Outro fator que pode aumentar as chances de cefaleia é o excesso de calor. De acordo com o Centro Médico Beth Israel Deaconess, nos Estados Unidos, as dores aumentam cerca de 7,5% para cada 5° C a mais na temperatura.

Isso acontece porque a desidratação desequilibra o processo de entrada e saída de sódio e outras substâncias nas células, ocasionando problemas metabólicos.

Má alimentação

Ter uma alimentação saudável faz bem não apenas para o corpo, mas também para todo o organismo, reduzindo as dores e outros fatores prejudiciais ao paciente. Quem sofre com enxaqueca, deve ter cuidado redobrado, pois algumas substâncias podem provocar essa sensação, como é o caso do álcool, molho shoyu, alho e sorvete. Esses itens contêm substâncias que podem desencadear o problema.

Tensão muscular

Tensões musculares podem causar cefaleia tensional, que nada mais é do que a dor na região da cabeça, provocada pela contração dos músculos do pescoço ou do crânio. Nesse caso, além da dor no local, também podem ocorrer pressão ou aperto.

O desconforto pode variar de leve a moderado, durando alguns minutos ou se estender por até uma semana. Luzes e barulhos fortes costumam aumentar o incômodo.

Bruxismo

O bruxismo é caracterizado pelo ranger ou bater dos dentes de forma involuntária. O excesso de movimentação da musculatura mastigatória provoca inflamação, que afeta os músculos ligados à cabeça, fazendo com que a dor surja.

Dessa forma, provoca-se uma tensão na região, fazendo com que o problema fique cada vez mais intenso, até que haja relaxamento muscular.

Falta de sono

A insônia diminui a produção do hormônio conhecido como melatonina. É ele o responsável por ajudar no bem-estar, evitando que dores ocorram, especialmente relacionadas à enxaqueca.

Além disso, a falta de sono também pode aumentar o estresse no dia a dia.

A dor de cabeça pode ser ocasionada por diversos fatores, por isso, ao perceber a persistência do problema, procure um especialista.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre a Clínica da Dor em Santarém.

 

O que deseja encontrar?

Compartilhe