Dores no idoso

Dores no idoso: conheça as principais causas da dor na terceira idade

Envelhecimento não é sinônimo de dor, assim como juventude não é garantia de ausência das dores. É importante destacar que toda e qualquer dor é motivada por doença, desconforto ou desordem no organismo, o que pode ter ou não relação com a idade. As dores no idoso, por exemplo, possuem as mais diversas causas. A sensação dolorosa não deve ser encarada como sintoma comum, afinal, sentir dor não é normal.  Um grande erro é deixar de investigar as raízes das dores em idosos por acreditar que a única causa da sensação é a velhice. O idoso, assim como qualquer outra pessoa, merece ter a sua dor acolhida e tratada para garantir mais bem-estar, saúde e qualidade de vida. Realmente existe uma maior propensão às dores por conta de fatores ligados ao avançar da idade, mas essa não é uma sentença. Mesmo que a pessoa na terceira idade sinta dores em diferentes partes do corpo, a boa notícia é que há ótimos tratamentos para os variados tipos de dor. Não é preciso se conformar com tamanho incômodo! Quer descobrir quais são as principais causas de dor na terceira idade? Leia o artigo e saiba mais.

Causas das dores no idoso

Artrite

A artrite é um processo inflamatório em uma ou mais articulações. Ela desencadeia sintomas como rigidez, perda de amplitude nos movimentos, deformidade postural e dores nas articulações, sobretudo, nas mãos e nos pés. Essas manifestações, de fato, podem piorar com a idade.

Osteoporose

A osteoporose é uma condição comum na qual os ossos vão se tornando frágeis e quebradiços. Tal doença aumenta os riscos de quedas, fraturas e dores. Além disso, pode provocar o encurvamento da coluna e diminuição da estatura.

Desvios posturais

A dor também pode ser decorrente de desvios posturais ou desvios no joelho. Os principais desvios posturais são a cifose, a lordose e a escoliose. Essas posturas anormais podem se manifestar até mesmo antes de o indivíduo atingir a terceira idade.

Atividade física inadequada

Alguns idosos sentem dores como consequência da prática inadequada de exercícios físicos. Isso ocorre por diversos motivos, seja porque optou por uma modalidade contraindicada para suas condições, porque exagerou na carga e na intensidade da atividade ou, até mesmo, porque não contou com o devido acompanhamento e suporte profissional para receber orientações sobre postura, tipo de treino etc.

Doença vascular periférica

À medida que a pessoa envelhece, os vasos sanguíneos passam por alterações e estão sujeitos a um processo de degeneração natural ou derivado de fatores externos. Com isso, as paredes das artérias ficam mais espessas, acumulam calcificações e tornam-se mais rígidas, modificando assim o fluxo sanguíneo e gerando dor, especialmente nos membros inferiores. Vale acrescentar que alguns fatores de risco elevam a chance de dores no idoso, entre eles, ser do sexo feminino, ser sedentário, ter intolerância a glúten, predisposição genética, realizar movimentos excessivos ou repetitivos, ter diabetes ou hipotireoidismo, apresentar hipermobilidade articular etc. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre a Clínica da Dor em Santarém.

O que deseja encontrar?

Compartilhe