dores orofaciais

Dores orofaciais: principais causas e tratamentos

Dor de cabeça e dor de dente é uma situação tão comum que, provavelmente, 100% dos adultos serão acometidos em alguma época da vida. Essas dores que ocorrem na face, cabeça e pescoço são chamadas de dores orofaciais. As dores orofaciais estão relacionadas a qualquer dor associada à cavidade oral e rosto, que compreendem os vasos sanguíneos, pele, ossos, glândulas, músculos e dentes. São classificadas como agudas ou crônicas e, dependendo do caso, afeta a qualidade de vida da pessoa prejudicando a vida social e profissional. Os sintomas mais comuns são zumbido no ouvido, desgaste nos dentes, bruxismo, dores musculares na cabeça e pescoço e sensação de areia nas articulações. Frequentemente há estalos das articulações que são sentidos próximos às orelhas. As dores orofaciais mais comuns são as dores de dente, as advindas de infecção nos ouvidos, sinusite, associadas à mastigação, e dores nas articulações. Leia o artigo completo e saiba um pouco mais sobre a origem desse problema.

Principais causas das dores orofaciais

A origem dessa condição é variada e relacionada a diversos fatores que podem ou não estarem ligados entre si. Além das causas referentes aos problemas nas articulações da região, ainda podem ter motivação psicológica ou derivadas do sistema nervoso. Conheça as principais causas:

Disfunções Temporomandibulares

Essas disfunções englobam um grupo de doenças dolorosas que acometem as articulações temporomandibulares. A ATM, ou articulações temporomandibulares ficam localizadas no lado direito e esquerdo da região anterior à orelha e estão envolvidas no abrir e fechar da boca, além de funções como engolir e mastigar. As disfunções temporomandibulares são classificadas em:
  • degenerações da ATM – caracterizado pelo desgaste das articulações, são exemplos dessa condição as artrites reumatóides e osteoartrites;
  • desordens internas da ATM – isso acontece quando existe um disco articular mal posicionado ou deslocado, ou a articulação está lesionada;
  • dor miogênica – ocorre quando há dor nos músculos envolvidos na mastigação.

Neuralgia do trigêmeo

Ocorre por uma lesão no nervo do trigêmeo que causa dores intensas, esporádicas, tipo choques elétricos, que não duram muito tempo. Podem ser desencadeadas por estímulos simples como lavar o rosto, fumar, falar e escovar os dentes. A neuralgia do trigêmeo afeta 3 regiões da face conhecidas como região frontal, que compreende a órbita ocular, a região malar, que vai do nariz até o lábio superior e a região temporal, que envolve o ouvido até o maxilar inferior.

Odontalgia

Popularmente conhecida como dor de dente, a odontalgia está relacionada às inflamações dos tecidos e nervos que envolvem os dentes. Podem estar associadas à diversas situações, as principais são:
  • presença de cárie;
  • sensibilidade à temperatura;
  • lesões gengivais;
  • fratura no dente;
  • periodontite.

Inflamações nos seios da face

A sinusite é uma causa bem comum de dor orofacial pelos sintomas que provoca no paciente acometido. Normalmente, a pessoa sofre forte pressão na face, seguida de dor e secreção. Ainda há lacrimejamento e sensação de cabeça pesada.

Tratamento das dores orofaciais

Para tratar as dores orofaciais, é necessário, primeiramente, diagnosticar a sua origem. Para isso, uma equipe multidisciplinar de médicos pode ser acionada e, assim, designar a melhor forma de abordagem terapêutica. Médicos especialistas em dor, clínico geral, ortodontistas e fisioterapeutas podem utilizar tanto medicamentos, quanto técnicas de relaxamento e , em alguns casos, cirurgias. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre a Clínica da Dor em Santarém.

O que deseja encontrar?

Compartilhe