A enxaqueca é uma dor bastante comum, sendo caracterizada como um desconforto pulsante em um ou em ambos os lados da cabeça. Geralmente, ela vem acompanhada por outros sintomas, deixando o portador incapacitado para a realização de suas atividades rotineiras.
Mesmo sendo um problema que pode persistir por muito tempo, e trazer diversos desconfortos, existem tratamentos que ajudam a melhorar o quadro e proporcionam mais qualidade de vida para o paciente.
É importante conhecer mais sobre essa doença e como ela se manifesta. Por isso, abaixo, vamos mostrar quais são as causas e os sintomas da enxaqueca.
Acompanhe!
O que é enxaqueca?
É um dos tipos de cefaleia que provoca fortes dores de cabeça. O distúrbio pode durar por até 72 horas. De acordo com o Ministério da Saúde, de 2 a 10% dos homens, e de 5 a 25% das mulheres, sofrem com o distúrbio. No entanto, essa não é uma doença que atinge apenas os adultos. Cerca de 3 a 10% das crianças também apresentam crises.
A enxaqueca pode ser dividida entre episódios, ou dores crônicas, com ou sem aura. O tipo crônico é caracterizado por ocorrer em 15 ou mais dias, ao longo do mês. Ao contrário da enxaqueca episódica, que acontece por menos de 15 dias no mês.
Quais são as causas?
Ainda não se sabe a causa exata da doença, no entanto, estudos mostram que ela está relacionada com alterações cerebrais e influências genéticas.
Assim, a dor acontece quando as células nervosas – que estão em estado de hiperexcitabilidade – reagem a determinados fatores externos. Isso provocaria impulsos, enviados aos vasos sanguíneos da cabeça, provocando constrição e dilatação.
Sendo assim, substâncias inflamatórias seriam liberadas, gerando dores de cabeça. As crises costumam ser idênticas entres os pacientes, variando apenas em intensidade. Além disso, os gatilhos que criam a sensação de desconforto também podem ser diferentes, sendo os mais comuns:
- estresse;
- falta de sono;
- jejum prolongado;
- odores fortes;
- esforço físico;
- alimentação.
Quais são os sintomas?
Os principais sintomas da enxaqueca são:
- crises pulsantes na cabeça, que duram entre 4 e 72 horas;
- náuseas e, em alguns casos, vômitos;
- bocejos exagerados;
- ansiedade e irritabilidade;
- sensibilidade à luz, cheiros e ruídos;
- sensibilidade ao movimento do corpo e do ambiente;
- tonturas e fadigas;
- alteração do apetite;
- problemas de concentração e de memória;
- dor com aura.
A enxaqueca com aura é a dor acompanhada de flashes de luz, imagens brilhantes em forma de zigue-zague, ou a presença de manchas escuras na visão.
Em situações mais agravantes, a dor pode gerar dormência em um lado do corpo e na língua. Contudo, essa é uma manifestação rara.
Quais são os tratamentos?
No geral, a prevenção é a melhor saída. Por isso, é importante evitar fatores que possam desencadear as crises de dores de cabeça. Além disso, o médico pode recomendar o uso de medicamentos para a prevenção, podendo ser antidepressivos, betabloqueadores ou neuromoduladores. O procedimento varia de acordo com cada caso.
A enxaqueca pode gerar diversos sintomas desagradáveis, mas, com a ajuda de um especialista, é possível seguir o tratamento mais adequado para cada caso e ter mais qualidade de vida.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre a Clínica da Dor em Santarém.