especialista em dor

Quando procurar um médico especialista em dor?

A especialidade médica de controle da dor pode ser considerada recente. Isso porque, antigamente, a dor era tratada apenas como um sintoma, mas a abordagem atual da medicina a encara como um problema em si, que necessita de tratamento assim como qualquer outro. Dessa forma, surgiu o médico especialista em dor.

Esse profissional é indicado para todo paciente que deseja reduzir e controlar dores crônicas e, consequentemente, ter uma melhora na qualidade de vida. Afinal, o médico da dor possui o conhecimento necessário para diagnosticar o problema e determinar quais são os melhores recursos para garantir o tratamento eficaz.

Sentir aquela dor de cabeça chata durante o dia ou acordar com um certo incômodo nas costas são indisposições normais que quase todo mundo enfrenta de vez em quando. No entanto, quando isso se torna muito recorrente, pode ser que esteja na hora de procurar o chamado médico da dor.

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre essa especialidade e saber quando procurar esse tipo de médico, precisa, antes de tudo, compreender a diferença entre a dor crônica e dor aguda. Veja a seguir!

O que é dor aguda?

A dor aguda, seja ela em qualquer parte do corpo, é aquela que se manifesta de repente e leva algumas horas ou, até mesmo, poucos dias para passar totalmente, mas não volta a ocorrer com frequência.

Na maioria das vezes, esse tipo de dor é um sintoma físico de que algo está errado com o corpo, como acontece no caso de lesões, inflamações ou doenças. Mas, quando ela é tratada corretamente, logo vai embora.

Esse costuma ser o caso de problemas como cólicas intestinais, dores nos membros devido a traumas ou lesões e também das famosas dores de cabeça, devido a cansaço ou estresse.

O que é dor crônica?

A dor crônica, por sua vez, é aquela que o paciente sente frequentemente e, mesmo fazendo todo o tratamento indicado, não consegue se livrar da dor. Para ser considerada crônica, a condição precisa se apresentar com uma alta frequência em um período de cerca de 3 meses.

Esse tipo de dor costuma prejudicar bastante a qualidade de vida da pessoa. Na maioria das vezes, o paciente não consegue dormir direito, tem dificuldade de realizar simples tarefas diárias, rende menos no trabalho e pode abrir mão de alguns momentos de lazer.

Apesar de não possuir cura em alguns casos, a dor crônica sempre pode ser amenizada. Para isso, existem tratamentos como acupuntura, psicoterapia, fisioterapia, medicamentos e até mesmo cirurgia em casos mais graves.

Quando procurar um médico especialista em dor?

Quem sofre com algum tipo de dor crônica certamente já se submeteu a diversos tipos de tratamentos que, na maioria das vezes, não trazem o resultado desejado. É neste momento que o médico da dor deve ser procurado.

Essa especialidade médica avalia, diagnostica e trata todos os tipos de dor. Contudo, o seu diferencial está na experiência e na forma de lidar com os sintomas apresentados pelo paciente.

O especialista em dor tem mais familiaridade com os fatores que costumam desencadear esse problema. Além disso, ele também conhece técnicas de tratamentos mais aprofundadas, capazes de proporcionar uma melhora significativa na qualidade de vida do paciente.

Ainda, o médico da dor também é capacitado para fazer o diagnóstico correto e, se preciso, encaminhar o paciente para o especialista adequado. Dessa forma, dará início a um tratamento multidisciplinar muito mais eficaz.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre a Clínica da Dor em Santarém.

O que deseja encontrar?

Compartilhe