A hérnia de disco é uma condição séria que afeta cerca de 5,4 milhões de brasileiros. Trata-se de um problema decorrente do desgaste dos discos intervertebrais, estruturas que atuam como amortecedores naturais e reduzem o atrito e impacto entre as vértebras. Ela ocorre quando parte de determinado disco intervertebral se desloca da sua posição original e comprime as raízes nervosas da medula e da coluna espinhal.
Vale destacar que a hérnia de disco pode ser causada por múltiplos fatores, como:
- excesso de peso;
- movimentos repetitivos;
- realização de atividades que envolvem grande esforço físico;
- permanência prolongada na mesma posição;
- traumas locais;
- hereditariedade;
- sedentarismo.
Em alguns casos, a hérnia de disco pode ser assintomática. No entanto, na maioria das vezes ela dá sinais. Os sintomas são variados e, geralmente, estão associados à região em que a raiz nervosa foi comprimida. Quer saber quais são as principais manifestações da hérnia discal? Então, leia o artigo completo e descubra mais sobre esse tipo de hérnia.
Sinais da hérnia de disco
1# Dor cervical, dorsal ou lombar
Há quem tenha hérnia de disco e nem se dê conta. De todo modo, boa parte das pessoas com esse problema apresenta dor cervical, dorsal ou lombar. A dor pode ser de intensidade leve, moderada ou forte, a ponto de se tornar incapacitante. Muitos pacientes relatam que os episódios dolorosos são marcados por uma dor cortante e pronunciada, que persiste comumente por mais de três meses.
2# Dor nos braços ou pernas
Embora a dor provocada pela hérnia se concentre mais nas regiões lombar, dorsal e cervical, ela pode irradiar para os membros inferiores e superiores. Portanto, é preciso ficar atento às dores nos braços e pernas. Elas podem ter relação com a hérnia de disco e merecem ser investigadas.
3# Formigamento, dormência e câimbras
Como é uma condição relacionada aos nervos, a hérnia de disco pode produzir diversas sensações, como formigamentos, dormência e câimbra nos braços, pernas, dedos e coxas. Tais sintomas podem vir acompanhados ou não de dor. Outro sintoma sensorial frequente é a queimação desconfortável nos membros inferiores e superiores.
4# Fraqueza muscular
A fraqueza é consequência dos nervos acometidos pelo deslocamento dos discos intervertebrais. Além dela, quem sofre com hérnia de disco pode apresentar reflexos hiperativos e espasmos musculares.
5# Dificuldade de locomoção
Outro indício da hérnia de disco é a dificuldade para se locomover ou levantar objetos mais pesados. Há também uma diminuição no rendimento e desânimo para realizar as atividades habituais, bem como a limitação dos movimentos do pescoço.
6# Incontinência urinária e fecal
Apesar raros, estes sintomas também podem se manifestar em pessoas com hérnia de disco. Nos níveis mais graves do problema, o quadro pode evoluir para a alteração dos esfíncteres vesical (urina) e anal (fezes).
Quer saber um pouco mais sobre hérnia de disco? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre a Clínica da Dor em Santarém.