O joelho é a maior articulação do corpo humano. Por isso, não é de se estranhar que as lesões no joelho são as mais comuns. A estrutura dessa articulação é maravilhosamente complexa. Ao mesmo tempo em que é desenvolvida para controlar os movimentos, e preparada para suportar impactos, ela é vulnerável a traumas.
Não é à toa que as lesões nessa parte do corpo estão entre as principais queixas nos consultórios médicos. Elas podem ser decorrentes tanto da prática de atividades esportivas profissionais ou amadoras, como da realização de tarefas corriqueiras. Ou seja, os distúrbios e traumas no joelho não são exclusividade de atletas. Todos – sem exceção – devem proteger essa articulação.
Os problemas que mais atingem esta parte do corpo é o rompimento do ligamento cruzado anterior e posterior, luxação, condromalácia, artrose, tendinite patelar, lesão no menisco e a famosa síndrome do corredor.
Até mesmo as lesões mais simples podem provocar um impacto funcional significativo, já que podem vir acompanhadas de sintomas incômodos e limitantes, como dor e dificuldade de locomoção. Para evitar que isso ocorra com você, preparei uma lista com boas dicas para prevenir lesões no joelho. Vem comigo!
Como prevenir as lesões no joelho?
1# Controle seu peso
O sobrepeso e a obesidade são fatores que colocam a saúde articular em risco. Portanto, para prevenir lesões no joelho e em outras articulações, é fundamental manter a balança sob controle.
A cada meio quilo a mais, ocorre uma pressão de aproximadamente 2,5 kg ao descer e subir escadas. Isso eleva significativamente o risco de distúrbios. De acordo com pesquisas recentes, ao eliminar 10 kg de gordura, é possível diminuir até 20% da dor dos joelhos causada pela artrose. Cumpre salientar que, além da alimentação balanceada, a prática de exercícios aeróbicos pode te ajudar a manter o peso saudável. Fica a dica!
2# Não deixe de se aquecer antes dos treinos
O aquecimento bem feito, comprovadamente, prepara o corpo para a prática de exercícios físicos e diminui as chances de lesão. Além disso, melhora a performance e o rendimento durante o esporte. Não abra mão dessa etapa! Seu joelho agradece.
3# Fortaleça os músculos
Uma boa estratégia para prevenir lesões no joelho é fortalecer os músculos do quadril e da coxa. Além disso, vale a pena fortalecer o tronco, pois isso contribui para a boa postura e indiretamente colabora para a prevenção de lesões. Quando a pessoa caminha de maneira encurvada, o corpo não mantém o equilíbrio adequado e isso pode sobrecarregar as articulações.
4# Alongue-se
O alongamento melhora a flexibilidade da panturrilha, quadril e músculos variados. Isso faz com que o indivíduo se mova com maior facilidade, fluidez e boa postura. Esses aspectos também influenciam na prevenção de lesões no joelho.
5# Tome cuidado com as atividades de alto impacto
Atividades que exigem força, flexão e agachamento, corridas em terrenos muito rígidos, além dos exercícios com sobrecargas extremas devem ser praticadas com cautela, moderação e orientação. Respeite os limites do seu corpo, prepare-se fisicamente e sempre use os equipamentos e calçados adequados.
Quer saber mais sobre lesões no joelho? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre a Clínica da Dor em Santarém.